Cerca de 30% dos cânceres podem ser evitados com estilo de vida saudável. Aqui a dica é simples e direta: dieta não funciona. Apenas uma mudança significativa na maneira de encarar o dia-a-dia vai proporcionar a qualidade de vida que se busca - e muitas vezes só percebemos isso quando se recebe um diagnóstico indesejado para si ou familiar próximo.
O controle do estresse é fundamental, e é um dos fatores que menos damos relevância ou nos esforçamos para mudar. Reavalie os aspectos mais básicos do seu dia. Perceba as alterações no seu corpo quando se vê irritado no trânsito, ou frustrado no trabalho. Desacelere, tire pausas para respirar e esvaziar a mente, pratique relaxamento e meditação, mesmo que de curtas durações. Busque se expor a ambientes externos, luz solar (com proteção!). O estresse por si só é fator de risco importante para câncer e doença cardiovascular, além de ser causa de ansiedade, depressão e compulsão alimentar (aquela vontade incontrolável de comer besteira fora de horário, mesmo sem fome).
Alimento bom é alimento natural. Uma dica para todos os momentos - tudo que é processado tende a ser menos saudável. Se não é possível identificar todos os ingredientes do alimento, talvez ele não deva ser consumido. Aqui vão algumas dicas práticas fáceis de ser implementadas:
Tome um bom café da manhã - o hábito de comer de manhã desperta células do nosso corpo que não são suscetíveis à luz solar e ciclo circadiano. Da mesma maneira, a ultima refeição do dia deve ser cedo e leve, com baixo teor de carboidratos. De noite, nosso corpo foi feito para dormir, e todo carboidrato consumido será estocado rapidamente em gorduras no corpo, desperdiçando o período que seria o de mais quebra de gordura - o sono.
Evite comer de 3 em 3 horas, como já ouviu falar. O corpo não tem necessidade de energia com tanta frequência. Esse hábito sobrecarrega o pâncreas, que constantemente é estimulado para produção de insulina, e induz dependência (o que percebemos como fome). O jejum intermitente é uma modalidade que não teve benefícios de longo prazo comprovados, mas tem um racional biológico importante para funcionar. Não acredito, porém, que deva ser tão intenso (24h sem comer), mas de 12-16h de jejum, principalmente a noite (última refeição no final da tarde/começo da noite) pode ser muito útil para perda de peso e longevidade. Evite o jejum intermitente pulando o café da manhã, ou durante o exercício físico.
- Carboidratos simples e refinados por carboidratos complexos e integrais (todos os nutrientes, como proteínas e fibras, são removidos durante o processo de refinamento): arroz branco para integral (ou negro, ou 7 grãos); pão branco para pão integral multigrãos; massa apenas integral.
Embutidos (presunto, peito de peru, mortadela), bacon, doces (doces feitos em casa, com ingredientes orgânicos e integrais, e sem açúcar adicionado - estes estão liberados!), chocolates ao leite, refrigerantes (mesmo os Zero, pois contém edulcorantes artificiais e muita acidez), enlatados e congelados.
Carne vermelha (2x/semana), ovos (4 ovos/semana). Uma dose de bebida alcoólica de 3-5 dias/semana é permitida.
Peixes (de menor porte, para evitar acumulação de mercúrio), hortaliças, legumes, nozes, abacate, frutas, azeite extra-virgem (pouca quantidade, e evite cozinhar com óleo ou manteiga).
Se você não for alérgico ou intolerante, não há malefício para a saúde comprovado. Há quem se sinta bem sem, de forma que não há indicação específica de consumo, assim como a ausência de contra-indicação para evitá-los. A tapioca, por exemplo, que muitos acreditam ser opção mais saudável em relação ao pão por não ter glúten, tem um índice glicêmico muito maior e menos nutrientes como gorduras poli-insaturadas, fibras e proteínas que um pão integral.
Extremamente importante, tanto para manutenção do bem-estar mental quando cardiovascular. Ajuda na depressão, ansiedade, compulsão. Traz mais energia e bom humor para o dia-a-dia. É difícil começar, havendo uma curva de adaptação nos primeiros 15-30 dias. Quando praticado em conjunto com mudança alimentar, a mudança na qualidade é visível já no primeiro mês. O objetivo é de pelo menos 30 minutos por dia, 5 dias por semana, mesclando musculação com exercício aeróbio. Procure orientação do seu médico se nunca praticou exercícios para avaliar segurança cardiovascular, e faça com orientação de fisioterapeuta sempre que possível para prevenir lesões!
Deve ser utilizada todos os dias em áreas expostas para prevenção de câncer de pele e envelhecimento precoce. Os raios ultravioleta (UV) A e B são os principais alvos de proteção, então verifique se seu filtro tem pelo menos FPS 30 e também tem proteção contra UVA (o FPS é referente apenas a UVB). Muitas pessoas utilizam protetor solar apenas na praia no verão, o que pode ser perigoso. A UVB tem maior atividade nessa época, e das 10-16h, e causa a queimadura da pele que percebemos rapidamente. A UVA, porém, está presente em todas as horas do dia e todos os dias do ano, de maneira constante. A UVA é responsável pela inflamação da pele e envelhecimento. Apesar de a UVB estar mais relacionada ao câncer de pele, por induzir diretamente mutações, a inflamação e reações oxidavas causadas pela UVA também pode originar um câncer.
O tabagismo é dos piores hábitos que há. Todos sabem dos malefícios do cigarro, e mesmo assim o hábito pode atingir cerca de 30% de determinados países. O hábito de fumar apenas em determinados momentos ("só fumo quando bebo"), e em quantidade menor, também deve ser eliminado, visto que estimula o consumo nas mais diversas situações e cria co-dependência de hábitos ruins, além de por si só já elevar o risco de câncer no longo prazo. O ato de parar de fumar é desafiador, pois há um período curto de abstinência que pode durar dias a semanas. Com frequência, há recaídas, por isso o acompanhamento com um especialista e o engajamento dos amigos e familiares é muito importante. Nunca é tarde para parar. O meu avô, médico, parou de fumar após 70 anos de hábito, infelizmente apenas depois que sua esposa, minha avó, foi diagnosticada com câncer de pulmão, sem nunca ter fumado na vida. Inúmeras pacientes também cessaram o hábito apenas após o diagnóstico, e hoje estão curadas e com uma qualidade de vida muito superior do que antes do câncer. Nós nunca achamos que acontecerá conosco, mas o jeito mais simples de evitar é parar o quanto antes - e quanto mais cedo se para, menos tempo se leva para os riscos diminuírem. Procure inspiração e ajuda para enfrentar esse desafio!
O acompanhamento periódico com seu médico é fundamental para se manter atualizado nas melhores recomendações e rastrear doenças que podem ser encontradas na ausência de sintomas. Encontrar um câncer em estágio precoce, antes de causar sintomas, é fundamental para obter as maiores chances de cura.
Utilize os botões a seguir para entrar em contato com o Dr. Gustavo Schvartsman ou preencha o formulário que retornaremos em breve.
O Dr. Gustavo realiza acompanhamento e oferece segunda opinião via Telemedicina. Entre em contato para maiores informações.
Obrigado pela mensagem.
Minha equipe de atendimento entrará em contato em breve.
Parece que houve um erro!
Por favor, tente novamente.
Centro de Oncologia e Hematologia - Hospital Israelita Albert Einstein
Rua Ruggero Fasano, 3º Subsolo do Bloco A. Morumbi, São Paulo, SP
(11) 2151-0240 | WhatsApp: (11) 91407-2345
Responsável Técnico: Dr. Gustavo Schvartsman
CRM-SP: 156477 | RQE: 87552
© 2023. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.